<$BlogRSDURL$>

Por um melhor ambiente - a Secundária de Sever do Vouga

terça-feira, março 16, 2004

Entrevista ao Presidente da direcção da «Associação dos Amigos do Rio Vouga», Paulo Figueiredo

JRA (Jovens Repórteres para o ambiente): Que objectivos se propõe alcançar a «Associação dos Amigos do Rio Vouga»?

AARV («Associação dos Amigos do Rio Vouga»): A Associação foi criada em 1992, tendo por área de influência a Bacia do Rio Vouga.
Os sócios são pessoas individuais, empresas e 11 das 12 Câmaras Municipais cujos concelhos são banhados pelo Rio Vouga.
Tem por objectivo estudar e preservar as características que individualizam o Rio Vouga e o distinguem de todos os outros cursos fluviais. Colaborar com as autoridades na elaboração de estudos de impacto ambiental, aproveitamento turístico, inventariação de fontes de poluição. Promover a defesa ecológica do ambiente fluvial, sensibilizar as populações e outros utilizadores das águas e margens do Rio para que contribuam para a sua defesa e preservação.


JRA: Que qualidade apresentam as águas do Rio Vouga?

AARV: A qualidade da água no Rio Vouga está directamente relacionada com o “desenvolvimento” e a densidade populacional, ou seja no Alto Vouga a água é de boa qualidade diminuindo sempre até à foz.


JRA: Quais os principais problemas ambientais que afectam este rio?

AARV: A poluição do rio começa a notar-se no médio Vouga. O maior problema de momento, são os esgotos domésticos de S. Pedro do Sul e Termas que ainda não estão ligados à ETAR. Por falta de sensibilidade ambiental e qualidade de vida, há outros focos de poluição que são pequenas explorações de suinicultura e esgotos domésticos ligados directamente aos ribeiros afluentes do Vouga.

JRA: Que contributo tem dado a vossa associação no sentido de diminuir os problemas ambientais diagnosticados?

AARV: A Associação entende que o binómio “bom ambiente, boa qualidade de vida” só se atinge com o empenho das escolas e com as gerações mais novas.
Assim sendo, realizámos actividades com as escolas/alunos da Bacia do Vouga tais como: concurso sobre o Vouga, visitas guiadas ao “Vouga da Nascente à Foz”, Campos de Férias, apoio a projectos relativos a ambiente/Vouga, realização do Seminário “A Bacia do Vouga e os seus recursos” Que desafios?, publicação em livro das comunicações apresentadas no Seminário. São projectos para este ano: Solicitar às Escolas Básicas da Bacia do Vouga informação da existência de projectos ambientais, nomeadamente sobre o Rio Vouga (subsidiar se possível esses projectos).
Realizar actividades dirigidas aos jovens: Acampamento, Palestras sobre ambiente, Visitas a aproveitamento turísticos ao longo do Rio.
Para além destas actividades dirigidas aos mais novos propomo-nos inventariar os focos de poluição existente, eliminar focos de poluição, promover as potencialidades do Rio Vouga, divulgar a Associação.
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?