<$BlogRSDURL$>

Por um melhor ambiente - a Secundária de Sever do Vouga

terça-feira, março 16, 2004

ENTREVISTA

José Teixeira Valente – Presidente da SEMA – Associação Empresarial de Estarreja, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha


JRA (Jovens repórteres para o ambiente): Que desafios se colocam a um desenvolvimento sustentado do concelho de Sever do Vouga?

1. Sever do Vouga, como qualquer outra localidade, tem de desenvolver-se, no sector industrial e outros, respeitando naturalmente as regras do ambiente. No mundo de hoje onde as questões ambientais assumem um papel de relevo na vida das populações, o sector industrial tem que estar permanentemente atento a estas regras.

JRA: Que benefícios colhem as indústrias deste concelho do esforço de se desenvolverem respeitando o ambiente?

2. Ao aceitar o desafio para o seu desenvolvimento as empresas industriais de Sever do Vouga só podem colher benefícios das medidas que tomarem tendo em conta, não só as questões que se reflectem na área do fabrico, mas também aquelas que digam respeito ao bem-estar dos seus trabalhadores e que não causem efeitos nocivos no meio envolvente. O respeito pelas leis do ambiente é uma obrigação e as empresas devem considerar os custos com as medidas de minimização ambiental como um investimento.

JRA: Quais os projectos que se avizinham, no concelho de Sever do Vouga, no sector industrial?

3. Não tenho nenhuma ideia de quais os futuros projectos no sector industrial para Sever do Vouga, mas sejam quais forem, eles têm que ter em conta o problema ambiental.

JRA: Poderemos considerar rentável a opção pelo respeito pelo meio ambiente?

4. Quando o sector industrial ou outro aposta decididamente na defesa do meio ambiente, esse desafio é rentável, não a curto prazo, mas sim a médio e longo prazo. A falta de cumprimento das leis nacionais sobre o ambiente e mesmo das directivas comunitárias é passível de multas cujo valor pecuniário às vezes não é excessivo, mas o impacto negativo que qualquer indústria cause na opinião pública é, provavelmente, o seu maior prejuízo.

JRA: Diante da exigência que as normas comunitárias e a recente legislação ambiental comportam, como podem sobreviver as pequenas e médias empresas deste concelho?

5. As pequenas e médias empresas de Sever do Vouga têm que ser capazes de sobreviver e se adaptar às novas exigências de respeito pelas normas e boas práticas ambientais. Não é só o sector industrial que deve ser observado, mas também o trabalho desenvolvido pelas Autarquias e por outros agentes económicos, onde a população em geral assume um papel fundamental deve ter em atenção que no mundo de hoje a sobrevivência e o bem-estar das pessoas reside essencialmente na defesa do meio em que vivem, em que trabalham e em que se divertem. Estes desafios são cada vez mais exigentes e devem merecer de todos um cuidado cada vez mais atento.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?