<$BlogRSDURL$>

Por um melhor ambiente - a Secundária de Sever do Vouga

quinta-feira, junho 24, 2004

Sever do Vouga: ambiente e turismo - os desafios que se impõem

Entrevista à Região de Turismo, Rota da Luz
Dr.a Maria Manuel Vilhena, técnica de promoção da Região de Turismo da Rota da Luz.


JOVENS REPÓRTERES PARA O AMBIENTE (JRA) – No quadro global de características que constituem a região Rota da Luz, que
aspectos definem a especificidade de Sever do Vouga?

DR.A MARIA MANUEL VILHENA (MMV) - A Região de Turismo Rota da Luz caracteriza-se, essencialmente, pela
dualidade litoral / montanha. Um litoral banhado por um mar iodado e areias douradas. Uma zona de montanha, onde paisagens verdejantes e águas cristalinas proporcionam admiráveis momentos de contacto com a natureza. A uni-los, a Ria, extensa superfície de água, onde os barcos moliceiros, de velas brancas ao vento, nos encantam pela beleza cromática das suas pinturas.
A transição do meio lagunar com a zona de montanha faz-se através do Rio Vouga que, antes de desaguar na Ria de Aveiro, atravessa o concelho de Sever do Vouga, dando lugar a um extenso vale de aluviões com elevada produtividade agrícola. Sever do Vouga situa-se entre dois grandes sistemas de elevação que prolongam os maciços da Gralheira e do Caramulo, as serras do Arestal e das Talhadas.
Desta situação privilegiada, o Concelho de Sever do Vouga oferece uma gama variada de produtos e potencialidades turísticas, sendo de realçar as vertentes do Turismo de Natureza, onde Empresas locais e nacionais desenvolvem desportos de aventura, o chamado Turismo Activo e o Turismo Cultural, onde a gastronomia e o artesanato são uma referência da Região. No aspecto de alojamento, merece destaque o TER (Turismo em Espaço Rural), unidades já existentes e outras em fase de projecto – um tipo de alojamento que permite um contacto mais directo com as vivências dos naturais do concelho.

(JRA)– Como têm sido rentabilizadas essas especificidades?
(MMV) – Essas especificidades são uma mais-valia para a oferta Turística não só do próprio concelho, mas também da Rota da Luz, pelo que são divulgadas nas Acções Promocionais onde esta Região de Turismo participa, tanto no Mercado Interno, como no Mercado Externo. O próprio município de Sever do Vouga, nas diversas actividades de divulgação que desenvolve, sempre engloba a vertente do turismo, como por exemplo, na Festa da Lampreia, na Feira da e Laranja do Mel, na FicaVouga. A Casa do Artesão, partilhando o espaço com o Posto de Turismo da Rota da Luz, constitui um convite permanente ao visitante para divulgação conjunta dos recursos locais. Os artesãos e empresas vocacionadas para o turismo têm no Posto de Turismo local e na Região de Turismo uma base para divulgação das suas actividades.
Na promoção, no Mercado Interno a Rota da Luz desenvolve acções a nível local, regional e nacional, em Feiras ou Mostras de Turismo – ou com a componente Turismo, em Workshops e em Eventos de Animação Cultural e Desportiva, dando a conhecer os seus produtos e potencialidades, disponibilizando espaço para a presença dos empresários e Artesãos, ou distribuindo o seu material.
No Mercado Externo, a Promoção da nossa oferta turística é feita em conjunto com as outras três Regiões de Turismo que integram a área promocional Beiras – RT Centro (Região de Turismo de Coimbra), RT Dão Lafões (Região de Turismo de Viseu) e RT Serra da Estrela (Região de Turismo da Serra da Estrela), o que permite não só uma redução nos custos relativos à presença, como uma maior oferta de produtos, pela complementaridade dos seus recursos.

(JRA)- Que projectos estão a ser desenvolvidos no sentido da promoção do Eco-turismo
em Sever do Vouga? Que papel tem tido a Rota da Luz nesse processo?

(MMV) – A Rota da Luz, através das suas Técnicas de Informação colocadas nos diferentes Postos Concelhios de Atendimento Turístico, procedeu ao levantamento dos Moinhos existentes na área da Região de Turismo estando, nesta altura, a ser efectuado todo um trabalho na Universidade Lusíada, que irá levar à execução de uma Monografia “Moinhos na Rota da Luz”, folhetos concelhios e um genérico sobre a mesma temática e dos quais constam diversos Percursos para a sua visita. Tendo em vista a recuperação de alguns moinhos, os seus proprietários foram informados da legislação existente, conducente à sua recuperação.
Estão, também, a ser desenvolvidos Percursos Pedestres no Concelho que visam a preservação e dinamização do património natural, cultural e artístico, através da divulgação e fruição das suas paisagens, tradições, artes e actividades rurais.

(JRA)- Com que obstáculos se têm deparado as iniciativas de promoção de um turismo
respeitador do ambiente, neste concelho que dá sinais de, finalmente, estar a despertar para as potencialidades com que está dotado pela natureza?

(MMV) – Julgamos que o maior obstáculo ao desenvolvimento de um turismo respeitador do ambiente se prende com dificuldades que têm a ver com interesses públicos e privados, sendo nossa a tarefa de tentar conciliar ambos os sectores. Outro factor com que nos deparamos tem a ver com a falta de formação e de informação quanto aos benefícios que podem ser retirados desta forma de promover o concelho / região. Aqui, as Escolas poderão ter um papel fundamental nesta formação, porque as crianças e os jovens poderão, mais facilmente, ser os transmissores e sensibilizadores desta problemática, junto das suas famílias e amigos.

(JRA)- Que interpelações faz a Rota da Luz a Sever do Vouga para que se torne um
modelo de uma boa política de articulação entre Ecologia e Turismo?

(MMV) – A Região de Turismo Rota da Luz, além de um muito eficaz relacionamento com a Câmara Municipal, tem um seu representante no Concelho de Sever do Vouga – a Técnica de Informação do Posto de Turismo Concelhio – que, conhecedora profunda da realidade aí existente e muito preocupada com os aspectos ligados ao ambiente, tem desenvolvido uma boa articulação entre o Turismo e os aspectos ecológicos, nomeadamente no aspecto de dinamizadora das Actividades Tradicionais de Sever do Vouga, dos Percursos de Natureza e intermediária entre as Empresas que desenvolvem estas actividades e os turistas e visitantes.


Entrevista realizada pelos Jovens Repórteres para o Ambiente do 10ºE da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Sever do Vouga: Ana Catarina Oliveira, Ana Filipa Martins, Ana Maria Pinho, Anabela Pinho, Diana Rodrigues, Leandro Morais, Sandra Ferreira, Sofia Araújo, Hélder Silva
Professores coordenadores: Luís Silva e Ana Carla Dias.
Comments:
oi,hem
Turismo é que está a dar! Deveriam fazer uma maior divulgação do vosso trabalho. é bom é, estão num bom caminho não se esqueçam de esolher TURISMO quando forem para a universidade. Até lá ainda tÊm que comer muito pão. Boa sorte e felicidades para o vosso futuro. aquele abraço turista e ecológico.***
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?