<$BlogRSDURL$>

Por um melhor ambiente - a Secundária de Sever do Vouga

quinta-feira, janeiro 13, 2005


Entrevista a António José Martins Coutinho
Vereador do ambiente da Câmara Municipal de Sever do Vouga


JRA (Jovens repórteres para o ambiente): Acha que Sever do Vouga é um concelho rico em regatos e cursos de água? Que benefícios é que o concelho pode colher?
AJC (António José Coutinho): Sim, uma das grandes características deste concelho é a natureza e a parte da água, como os muitos cursos de água que atravessam o nosso concelho e as magníficas cascatas que este possui. Os benefícios que o concelho colhe incidem na área turística, principalmente, na prática de desportos radicais. Eu penso que é especialmente por isso, por ter características adequadas a estes desportos.

JRA: Como está o estudo dos regatos e cursos de água do concelho de Sever do Vouga?
AJC:
Eu penso que, felizmente, grande parte deles está quase virgem em termos de poluição. Direi que alguns deles não têm poluição, dependendo da dimensão, talvez o Vouga seja o mais poluído. Anteriormente, o Gresso era poluído devido ao despejo da Lacticoop, mas, entretanto, a empresa montou uma estação de tratamento, mas os outros estão quase limpos.

JRA: O que tem sido feito, neste concelho, para a preservação destes recursos naturais?
AJC: Todos os anos é feita uma recolha de lixo no Vouga. A associação Quercus também ajuda de certa forma com campanhas de limpeza e a Câmara com os seus meios de divulgação turística. Penso que, hoje em dia, as pessoas estão mais sensibilizadas para não os poluir.

JRA: Acha que a legislação em vigor está orientada para a preservação de regatos naturais e cursos de água?
AJC:
Sim, acho que já tem alguma direcção nesse sentido, mas continua a haver uma falta de fiscalização por parte do Ministério do Ambiente. Acho também que as coimas deveriam ser mais severas e mais duras, pois só assim se fazia aplicar a lei.

JRA: Se fosse deputado, quais seriam as alterações que fazia em relação a esta matéria?
AJC:
Aproveitava o que já existe em relação a isto e tentaria que a legislação fosse mais severa, como já disse, e mais dura nas coimas a aplicar. A execução da lei e a aplicação das punições contribuiria para uma boa prevenção. Também acho que deveria haver uma lei que proibisse a plantação de eucaliptos nas margens dos rios. Como se pode ver, as margens do rio estão «inundadas» de eucaliptos. Deveria haver mais segurança para que, nas margens do rio, só existissem as espécies naturais e espécies autóctones.

Jovens Repórteres para o ambiente: Tiago Silva (11ºB), Marco Rafael (11ºB), Pedro Emanuel (11º A); Professores coordenadores: Luís Silva, Licínio Cardoso, Isabel Capela e Ana Carla Dias


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?