<$BlogRSDURL$>

Por um melhor ambiente - a Secundária de Sever do Vouga

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Sever como meio natural
Mancha Florestal de Sever do Vouga

A mancha florestal de Sever encontra-se numa monocultura exagerada de eucaliptos que trazem alguns problemas para o nosso meio e existem alguns aspectos para mudar para que neste próximo Verão não sejamos levados pela onda de incêndios e escassez de água.

No âmbito do projecto “Os Jovens Repórteres para o ambiente”; um grupo de alunos do 9ªA, partiu à descoberta sobre a nossa mancha verde. A floresta de Sever do Vouga é constituída sobretudo por eucaliptos e pinheiros-bravos, sendo o eucalipto uma espécie exótica e o castanheiro e o pinheiro, por exemplo, espécies locais. O cultivo de eucaliptos torna-se uma excessiva monocultura, um pouco prejudicial ao nosso ambiente.
Em 2005, Sever não foi excepção quanto à questão dos incêndios, com 12 hectares de área ardida, divididos pelas várias freguesias.
Mas, já pensou nas causas desses incêndios?
Os eucaliptos são plantas que provocam a acidez do solo, que diminuem os lençóis de água e que também ajudam à sua erosão. Resumindo, os eucaliptos são plantas que, por vezes, dão ajuda no alastramento dos fogos e na falta de água, não sendo, contudo, um problema difícil de resolver, pois limpando as matas, plantando estas árvores em filas, para abrir acessos, e com mais folhosas esse problema não aparecerá tão depressa à porta de sua casa.
Um comportamento muito simples que pode evitar que veja o lume à sua porta…

Como parte da nossa pesquisa, entrevistámos a engenheira Cristina, engenheira florestal de Sever do Vouga, para nos esclarecer no que respeita a algumas das nossas dúvidas. Para veres a entrevista, visita www.coisasdesever.blogspot.com.
Ana Rita, Steven, Tiago Soares, Hugo, Diogo, Micael (9ºA)
Professor Luís Silva
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?